domingo, 10 de novembro de 2013

A Educação a Distância no Brasil



Atualmente, observamos muitas notícias e informativos sobre a educação a distância, que nos faz remeter que esta modalidade de ensino é recente e que só se faz possível com o advento da internet. São inúmeras propagandas de TV e jornal ofertando cursos livres, técnicos, de graduação e pós graduação na modalidade a distância, a um preço acessível com flexibilidade de horários e locais de estudo.

Existem as modalidades presenciais e a distância, sendo a primeira caracterizada pelas aulas ministradas em salas tradicionais, com um professor responsável pela turma em sala de aula que é responsável pela atribuição do conteúdo a ser ensinado.

Na educação a distância, o modelo padrão é deixado de lado, pois os alunos não estão no mesmo espaço físico, aliás, muitos estão remotamente distantes em muitos quilômetros. Um novo papel surge nesta modalidade: o aluno passa a ser sujeito ativo do aprendizado e o professor a ser um mediador do ensino.

Com este novo processo de ensino, surgiram muitos preconceitos quanto a qualidade e confiabilidade, porém com a adesão de inúmeras Universidades Públicas no Programa Universidade Aberta do Brasil - UAB, muitas pessoas passaram a rever seus conceitos.



Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Tivemos um bom bate papo neste dia! Continue assim...

    ResponderExcluir